quinta-feira, 29 de julho de 2010

Vida Universitária


Por Diego Fachin


Todo ano é a mesma coisa, muitos alunos entram na Universidade e muitos saem. Aqueles que entram, trazem a lembrança do Ensino Médio e alguns do Cursinho Pré-Vestibular,nos quais estudar e se dedicar integralmente são as palavras-chaves e é o que definirá o seu futuro ou não. Aqueles que saem, levam consigo a lembrança de um período fenomenal e incomparável, que foi a graduação, quando é aproveitada da melhor maneira possível e de acordo com as necessidades e objetivos de cada um.
Ao entrar na Universidade, nos deparamos com um mundo novo, onde quase tudo é desconhecido. Na maioria das vezes, não conhecemos ninguém e o que eles querem de nós, não sabemos o que, realmente, se faz, se ensina, se aprende ou com o que se trabalha em um ambiente desses. Mas ao passo que tudo é novo para nós, há pessoas que também querem nos conhecer, saber quem somos, onde moramos e o que fazemos. Nos encontramos na estaca zero, muitas vezes totalmente perdidos e necessitamos de um referencial. Entretanto, outros sabem exatamente o que querem e desde o início adentram ao desconhecido, mesmo que falte experiência e conhecimento. Eis que partimos e tudo começa a se moldar, estamos seguindo uma rotina: a Universitária. 
 Acostumados a seguir uma rotina que parece imutável, muitas vezes, fazemos da universidade, do nosso curso escolhido um simples prolongamento do ensino médio e/ou do Cursinho, sendo que apenas estudamos, incansavelmente. Perdemos almoços, conversas com amigos, passeios, filmes, projetos paralelos, apenas pela simples obrigação de fazer relatórios, seminários, provas e tudo aquilo referente ao curso e ainda, fazer o mais rápido possível, sempre correndo contra o tempo. Afinal, espera-se que façamos isso, mas não apenas isso, uma que vez a universidade não se resume ao ensino.Além disso, deveríamos dedicar tempo ao ambiente no qual vivemos, participar de reuniões, centros estudantis, centros acadêmicos, associações, prestigiar palestras, dedicar mais tempo à leitura, praticar esportes, conhecer mais os professores e os alunos de outros anos, outros cursos. Muitas vezes não sabemoso que estamos fazendo na universidade, além do nosso curso, é claro. Estamos robotizados. Nada muito diferente da época de Cursinho Pré-Vestibular, não é?
Mas, após tudo isso, surgem as dúvidas! Porque fazer diferente? Porque me dedicar, gastar omeu tempo com outros assuntos e não com o meu estudo e com a minha exclusiva dedicação ao meu curso? Qual a importância disso tudo? Participar de um centro estudantil,de um centro acadêmico, fazer novos amigos, organizar e participar de eventos, aproveitar a minha vida de aluno de graduação num sentido mais amplo? Eu? Qual é o ganho?
Por exemplo,um centro estudantil ou acadêmico ganhará e muito com a sua presença, assim como você ganhará muito com essa experiência. Você, provavelmente irá levarnovas idéias, opiniões e metas sobre como melhorar e discutir a grade horáriado curso, promover e organizar eventos e atividades, etc. Estas poderão ser concretizadas ou não. Você aprenderá a enxergar a universidade, seu curso e sua relação dentro disso tudo de uma perspectiva diferente. É preciso melhorar auniversidade, meu curso? Se sim, como fazê-lo? Qual o meu papel nisso tudo? Aprenderá nesse meio tempo que escolher gastar todo o seu tempo apenasestudando a maneira do ensino médio não garantirá que você vá ser o melhor aluno, e ainda, ser o melhor não garantirá a sua qualidade e sucesso comoprofissional, ou seja, ter nota máxima não é tudo e não fará que você tenha tudo. Aprenderá se relacionar com pessoas diferentes, interagir em grupo. Ou simplesmente vai reconhecer dificuldades e limitações, que a princípio podem parecer irrelevantes para a situação de aluno, mas não podemos esquecer que ao final da graduação seremos profissionais. Argumentar, questionar e discutir opiniões,idéias, propostas são exercícios fundamentais para a formação de um bom profissional, e às vezes o ambiente fora da sala de aula é ideal para isso.
A universidade e a vida que nela se faz são fundamentadas em Ensino, Pesquisa e Extensão. Quando entramos não sabemos o significado dessas três palavras e, talvez, muitos dos que saem também não. Saiba que o Ensino nos coloca em contato com o produto daciência por meio das aulas expositivas, práticas e leituras. A pesquisa nos coloca em contato com o desenvolvimento das idéias antes apresentadas e nos instrumentaliza a produzir conhecimentos. A Extensão nos relaciona com asociedade, e interage para que nós lhe apresentemos um retorno por meio do Ensino e da Pesquisa. A partir daí, tomar conhecimento e buscar os meios para alcançar os três elementos de maneira equilibrada e ainda, aproveitar oambiente universitário caberá a você. Lembre-se que, tudo o que se faz, se aprende, se conhece, é fundamental para a formação e esse, certamente é mais um ganho. 
Descobriráque, assim como a palavra chave do cursinho é estudar, na vida acadêmica, é seinteressar. Mas se o seu interesse é muito grande, lembre-se que em uma universidade, todo cuidado é bem vindo. Antes de sair e começar a participar de tudo evivenciar cada momento, é necessário conhecer as suas necessidades, saber o quevocê quer e o que você pode fazer no momento, para que essa participação nãovenha prejudicar, profundamente, o seu desempenho durante o curso. Para isso, programe o seu dia, sua semana, seu mês, seu semestre e seu ano. Saiba que uma simples participação em qualquer coisa além do estudo, já trará benefícios, bons ou ruins, e novas experiências, fazendo-o decidir se você continuará ou não comtal atividade. Lembre-se que provavelmente, essa experiência poderá contribuir para que você se torne um bom Biólogo, Químico, Físico, Médico, Geógrafo, etc.
A universidade,a vida acadêmica, o ambiente universitário vai muito além de uma extensão do ensino médio ou cursinho, da qual você escolhe um curso (Ciências Biológicas, Química, Física, Medicina, Geografia, etc.) e aprofunda, aprende, discorre, discute e reflete sobre o que lhe é apresentado. Uma universidade fornece formação profissional, intelectual e social, nos traz desafios, dificuldades antes nunca apresentadas e nos municia de ferramentas capazes de resolvê-las ounão. Ela faz tudo ser diferente e antes de qualquer coisa nos fornece uma oportunidade de descobrir e explorar um novo mundo. Ingênuo, aquele que inserido em um ambiente universitário abra mão de vivenciar a universidade e fazer valer a sua oportunidade, uma vez que muitos não a têm.
Imagine qual seria o prazer em não tentar participar e vivenciar tudo isso e muito mais queacontece em um ambiente acadêmico? É claro quando você se encontra inserido nele. Frustrante, não? Talvez, possa não parecer agora, mas certamente um dia será.


Diego Aguilar Fachin éaluno do 3º ano de graduação do curso de Ciências Biológicas da FFCLRP-USP,dedica uma parte do seu tempo: a leitura de livros e mangas, a prática deesportes, conversa com os amigos e para ouvir Bon Jovi. A outra parte àUniversidade, dividindo entre Iniciação Científica, Centro Estudantil daBiologia e representação discente. 

Fontes das figuras:


Calouro:

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