sexta-feira, 12 de março de 2010

Fim de semana com neurópteros!



Você já ouviu falar na formiga-leão?
Por Pedro Da Pos

Estes incríveis insetos são parte de uma família chamada Myrmeleontidae (“Myrme” de formiga, “leon” de leão, simples, não ?!). São predadores do tipo senta-e-espera (sério, essa é a categoria em que se encaixam pela estratégia que usam para caçar): enquanto larvas (veja ao lado - clique na foto para ampliar), constroem armadilhas para conseguir alimento (ou seja, não saem para caçar, simplesmente sentam-e-esperam!). Não por coincidência, constroem suas armadilhas em forma de funil próximo a trilhas de formigas: quando uma delas decide inspecionar o buraco (afinal, formigas também procuram por comida), a traiçoeira areia fina e escorregadia traz a formiga para o centro do funil! Como vocês podem ver pelo meu fantástico desenho feito no paintbrush (ok, ok!), a formiga-leão se enterra no meio de sua armadilha.
          Mas calma, não é só isso! =] Recentemente foi demonstrado que estes predadores tornam a vida de formigas ainda mais difícil: formigas-leão percebem a aproximação de formigas por vibrações no solo detectadas por cerdas em seu corpo, o que as permitem jogar areia com grande precisão na direção de suas presas (assim fica muito mais difícil escapar das mandíbulas deste predador!). É, e você que achava que só os tamanduás comiam formigas!Por falar nisso, que nome mais confuso, não? Por que formiga-leão se estes insetos nem formigas são? Como vocês podem observar nas fotos, o adulto (com asas) se parece mais com uma libélula do que com uma formiga. Na realidade, as formigas-leão não são um nem outro, mas sim insetos conhecidos como neurópteros (preste atenção nesta antena longa, uma das características que definem as formigas-leão, dentre outras menos evidentes aqui). Formiga-leão é uma tradução muito ruim de Ant lion, que seria melhor traduzido como “Leão de formigas”, o que faz mais sentido dado seus hábitos alimentares, como vimos, insetos predadores.
        Bom final de semana!!!!
       
Para saber mais:


Em inglês:
Fertin A. e Casas J. 2007Orientation towards prey in antlions: efficient use of wave propagation in sand. Journal of Experimental Biology 210, 3337-3343 - este é o artigo em que testam a precisão com que formigas-leão jogam areia em suas presas.


Em português: Infelizmente, nada! Se você achar algo, compartilhe conosco!!!!

Fotos: Pedro Augusto da Pos Rodrigues

Um comentário:

  1. Peeeeedro,
    faço suas as minhas palavras agora "informação de qualidade e em português".
    Posso dizer que os neurópteros pareceram mais interessantes ainda depois de suas palavras.
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir