quarta-feira, 19 de maio de 2010

Por aí...


Simpósio internacional "Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental"

De 8 a 10 de Junho de 2010 

Local: Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, RJ

Dia 11 de Junho - Visitas técnicas a museus como parte da programação do simpósio








Os desafios ambientais enfrentados atualmente pela humanidade exigem uma mudança radical nos paradigmas de produção, consumo e uso dos recursos naturais, uma dura tarefa que requer participação ativa de todos os cidadãos. Existe um movimento crescente de diversos setores da sociedade pela conscientizaçã o da população, e os museus - espaços de comunicação, divulgação e educação não-formal - não podem ficar alheios a esse movimento!

Por isso, o simpósio internacional "Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental", organizado pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, com apoio do CNPq, tem como principal objetivo convidar o setor museológico a refletir sobre a importância de incluir este debate nas agendas dos museus, por meio de exemplos de excelência e discussão de temas centrais, a fim de que esses espaços possam se articular internamente, entre os pares e com diversos atores externos, participando cada vez mais junto à sociedade na mitigação dos desafios ambientais.

O Simpósio reunirá palestrantes internacionais da França e Estados Unidos, bem como especialistas de diferentes estados brasileiros (Amapá, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo), a fim de proporcionar um debate a partir de diferentes realidades, pontos de vista e abordagens.

Para se inscrever e obter informações detalhadas sobre programa e palestrantes, acesse: www.museologia. org.br/simposio. 

Profissionais pagam R$ 40,00 e Estudantes, R$ 20,00, de taxa de inscrição.

Reserve já as datas na sua agenda! O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro, Rio de Janeiro.

Contato: simposio.junho2010@ gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário