terça-feira, 25 de maio de 2010

Museus de ciências, ensino e conhecimento científico

    Na edição desse mês da revista de divulgação científica Ciência Hoje (ed. 270) publicamos um texto na seção Ensaio discutindo a importância dos museus de ciência e tecnologia para a educação e cidadania de um povo, como essas instituições não devem ser vistas apenas como depósitos de coisas antigas e tentamos discutir como alguns conceitos tornarem-se mais claros e a desenvolver posicionamentos críticos, além de despertar o interesse dos futuros cientistas. Com o ocorrido no Instituto Butantan, pudemos perceber um pouco como a maioria das pessoas enxerga um museu e coleções biológicas, e acredito que parte do nosso trabalho seja esclarecer tais papéis para vislumbrarmos, no futuro, uma reação e engajamento diferentes da população diante do nosso patrimônio biológico, tão valioso quanto os que guardam os museus de história e artes.

   "O conhecimento científico não se resume ao contexto estritamente escolar. Essa afirmação – cada vez mais presente entre educadores em ciências – e a compreensão do que é ciência figuram como elementos importantes na construção da cidadania de um povo, que recebe informações por meio dos espaços escolares e dos veículos de comunicação, como jornais, revistas, televisão e internet. Além desses, existem outros espaços dedicados a essa finalidade? É nesse contexto que se situam os museus de ciência e tecnologia como promotores da ‘alfabetização’ científica. Esses museus têm sido objeto de diversas pesquisas, que abordam principalmente a importância de seu papel educacional e a compreensão dos processos de ensinoaprendizagem que ali potencialmente ocorrem.
   Uma pesquisa realizada pelo governo federal em 2004, com base em dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, indicou que a maioria dos estudantes brasileiros não lê livros, não frequenta teatros, cinemas ou museus e não percebe a existência de alternativas à escola, no que diz respeito a ciência e cultura. No mesmo ano, a pesquisa Perfil da Juventude Brasileira, realizada pela organização não governamental Instituto Cidadania em 198 municípios constatou que, do total de jovens entrevistados (entre 15 e 24 anos), 39% não iam ao cinema há mais de um ano e grande parte deles nunca tinha ido a um teatro (69%), a um museu (69%), a um show de rock (59%), a uma apresentação de dança moderna (80%), a um concerto de música erudita (92%), ou a um espetáculo de balé clássico (94%)."


Sobre as autoras:

Rafaela Lopes Falaschi é bióloga e curiosa por natureza. Continue lendo...

Mariana Galera Soler é  bióloga, professora de Ciências e Biologia, no Ensino Fundamental II e Médio, na rede particular de ensino da cidade de São Paulo e interior. Alguém que ensina que aquele monte de nomes estranhos são apenas uma pequena parte do conhecimento da incrível diversidade biológica. Currículo Lattes.

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