sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Notas desconexas sobre lógica (3)* ou A complexa resposta de Gaia.


Por Renato S. Capellari

Imagine-se grego. Imagine-se também, além de grego, mais de cinco séculos antes de Cristo. Se já isso lhe parecer difícil, não achará pior imaginar-se grego, há mais de dois mil e quinhentos anos, e com uma pergunta virulenta dentro de sua cabeça, que lhe retire o sono. Uma pergunta verdadeiramente complexa. Por exemplo: quais moscas, na sua vasta coleção de moscas, são moscas de uma mesma espécie? Ou então, que virulenta espécie de pergunta é essa, sobre moscas, que lhe retira o sono? Nessa situação, você poderia levantar preces a Hipnos, deus do sono, ou então a Apolo, e buscar por uma resposta no oráculo de Delfos, templo dedicado a esse deus solar da Verdade e da Razão.
O famoso oráculo da cidade de Delfos era conhecido por oferecer respostas verdadeiras a todas as perguntas, por mais complexas que fossem. E aqui podemos entrar num outro assunto interessante: o das perguntas complexas. Em lógica, existe um tipo de raciocínio falacioso chamado de pergunta complexa. Ele consiste na formulação de uma pergunta que contenha, implicitamente, outra questão embutida, a qual pode ser usada para se extrair uma conclusão enganosa a partir da resposta dada. Um investigador inquirindo um suspeito poderia lhe dirigir a seguinte pergunta: “o que você fez com o dinheiro que roubou?”, “nada, senhor...”, “a-há!: então você confessa que roubou o dinheiro!” Apesar de artificial e um pouco extravagante, o diálogo é ilustrativo. Há, em verdade, duas perguntas: “você roubou o dinheiro?” e “o que você fez com o dinheiro roubado?” (que só faz sentido se a resposta à primeira pergunta for positiva). Quando o interlocutor responde à segunda, sua resposta é usada para inferir, falaciosamente, uma resposta à primeira (que ele roubou o dinheiro). Contudo, argumentos falaciosos que utilizam a estrutura da pergunta complexa não costumam ser tão explícitos e, quando usados de maneira tácita, podem ser bastante persuasivos ao ouvinte menos atento. É comum que oradores utilizem uma pergunta retórica com esse sentido: perguntam maliciosamente ao público e, ao responderem eles mesmos de forma falaciosa, dão continuidade ao raciocínio já desvirtuado pela falácia da pergunta complexa. Quando usada com sutileza, a pergunta complexa pode passar de aberração argumentativa a um eficiente truque de convencimento.
"A sacerdotisa de Delfos"


Voltemos, entretanto, ao seu assunto de moscas, pois você, grego há dois mil e quinhentos anos, foi a Delfos, pedir os conselhos do oráculo. Diz-se que a pítia, a sacerdotisa do templo, recebia as respostas num estado delirante, após inalar os vapores que fumegavam de fendas na rocha daquele lugar. As adivinhações e profecias, conta-se, eram recebidas de Gaia, a divindade da Terra, de onde exalavam os inebriantes vapores.  
James Ephraim Lovelock
E aqui, permitam-me novamente, podemos entrar num outro assunto interessante: o da hipótese Gaia. Na cosmogonia grega, Gaia é uma divindade primordial que trouxe harmonia ao caos inicial das eras primitivas. Através de sua força geradora, concebeu vários filhos, dentre eles Urano. Urano foi derrotado por Cronos, que também era filho de Gaia. Cronos foi vencido por Zeus. Zeus que era filho de Cronos. Mas deixemos de lado a tão confusa genealogia olímpica e foquemos em Gaia. Na segunda metade do século passado, o pesquisador James Lovelock propôs a idéia de que o planeta Terra funciona como um super-organismo que regula a si mesmo em direção a um equilíbrio. Essa hipótese foi posteriormente chamada de hipótese Gaia, em referência à deusa Terra que era capaz de, sozinha, gerar a vida. O cerne dessa hipótese reside na proposição geral de que a vida sustenta a vida, isto é, a interação entre os diversos ecossistemas cria, de forma regulada, as próprias condições necessárias à manutenção da vida. Essa regulação seria semelhante ao que é observado em sistemas orgânicos em geral, onde ocorre um equilíbrio homeostático. Diferente da homeostase, porém, que é um equilíbrio de estado (a regulação por homeostase promove o retorno a um estado anterior), o equilíbrio evocado no funcionamento de Gaia é o equilíbrio de processo, também chamado de homeorrese. Nesse caso, o que existe é um retorno ao processo de busca pelo equilíbrio, e não necessariamente o retorno ao estado anterior. Nesse tipo de regulação, abrem-se possibilidades para o estabelecimento de equilíbrios mais bem organizados diante da nova situação, de forma dinâmica. Quando surgiu, e até os dias de hoje, a idéia comoveu tanto pela simpatia como pela antipatia. Os simpáticos às proposições de Lovelock vão desde cientistas até pessoas fora do meio acadêmico que vêem Gaia como a personificação de algo que permeia a natureza, de forma quase espiritualizada. A despeito das leituras tidas como menos científicas da hipótese de Lovelock, há respaldo por parte de pesquisadores, em especial estudiosos do clima, que interpretam as atuais condições climáticas como um sinal responsivo de Gaia frente a fatores principalmente antrópicos (como a queima de combustíveis fósseis e emissão de outros gases poluentes). 
"Medéia"
Os avessos a Gaia, contudo, não são poucos. Uma das mais recentes manifestações contrárias à leitura de Lovelock para o planeta Terra foi feita por Peter Ward, paleontólogo, em seu livro “A hipótese Medéia”. A figura mitológica da feiticeira Medéia é mais bem conhecida pelo seu lado sombrio: casada com Jasão, ela mata os próprios filhos nascidos dessa união como forma de vingança contra o herói. Ward empresta a metáfora de Medéia para descrever a dinâmica da Terra com a biosfera que a povoa: os sistemas vivos são auto-destrutivos, pois seus processos conduzem a condições abióticas que tendem a extinguir a vida. 
Preferindo-se Gaia a Medéia, uma das suposições possíveis seria a de que conservar o meio ambiente tem um valor em si mesmo, intrínseco, uma vez que a preservação dos ecossistemas contribui com a manutenção da vida. Diante disso, a alguns poderia ter soado estranha a recente declaração de Lovelock a esse respeito: “Tentar salvar o planeta é bobagem, porque não podemos fazer isso. Se for salva, a Terra vai se salvar sozinha, que é o que sempre fez. A coisa mais sensível a se fazer é aproveitar a vida enquanto podemos” (informe-se mais sobre isso com este post). E neste ponto eu gostaria de desenvolver um pouco além a estrutura da pergunta complexa. Como regra geral, qualquer falácia se constitui de premissas que não levam à conclusão apresentada. Ou seja, não há encadeamento lógico entre as premissas para se inferir a conclusão proposta (a qual é, portanto, falaciosa). A pergunta complexa não foge a esse esquema, como visto acima, e sua essência pode estar presente em vários raciocínios que não são constituídos por estruturas interrogativas. Acontece, por exemplo, quando uma idéia é negada e, a partir disso, uma idéia oposta a ela é afirmada. Concluir que uma afirmação é verdadeira porque sua oposta é falsa só é válido se os atributos em questão forem genuinamente contrários, isto é, “ou isto, ou aquilo”, nada existindo entre ambos. Por exemplo, à pergunta “esta mulher é gestante?” só existem duas respostas: “sim” e “não” (uma vez que não há nada entre grávido e não-grávido). Portanto, se nego que uma mulher é grávida, ao mesmo tempo afirmo que ela não é gestante. Igualmente, ao negar que uma mulher não é grávida, afirmo que ela é gestante. Isso pode parecer obviedade. Contudo não é sempre óbvio quais atributos são genuinamente contrários (quando são do tipo “ou isto, ou aquilo”), de modo que, ao responder negativamente a uma pergunta, seja logicamente cabível inferir seu contrário. A declaração de Lovelock acima transcrita diz respeito a quê? A sentença “salvar o planeta é possível” é negada. O importante aqui é o que não podemos concluir dessa premissa. Não se infere dessa declaração que, uma vez não sendo possível salvar o planeta, é cabível deixá-la ao descaso (“se salvar sozinha”), ou mesmo permitir que uma crise ambiental aumente em decorrência de “aproveitar a vida enquanto podemos”, esgotando os recursos do planeta. Lovelock não afirma essas coisas. Mas essas são leituras possíveis: falaciosas, mas possíveis. As respostas requerem inspeção quando as perguntas podem carregar mais de um sentido, isto é, quando são complexas. 
Gaia
Gaia, na realidade, pode absolutamente não existir. Entretanto nós existimos (ao menos de alguma forma: mas deixemos isso para depois, pois já lhe sugeri muitas perguntas complexas por ora). Isso significa que deveríamos nos posicionar diante do que acontece no planeta, permeie-o Gaia ou não. A “sensível” sugestão de Lovelock é aproveitar a vida enquanto podemos, isto é, praticar o carpe diem. O carpe diem, entretanto, é uma filosofia surgida com o final do Império Romano, num cenário em que a decadência insuflava nas pessoas o desejo de aproveitar a vida ao máximo, sem se importar com o amanhã (uma vez que pode não haver amanhã). Sentenças como “o funcionamento de Gaia não existe” ou “a Terra vai se salvar sozinha”, assim como muitas outras asserções relacionadas ao tema meio ambiente, não significam que podemos esgotar o planeta, vivendo um carpe diem descontrolado. Não há encadeamento lógico entre essas idéias e uma suposta conclusão – falaciosa – que afirme ser cabível abster-se de posicionamento ou mesmo resignar-se frente ao estado de coisas que há.
A esta altura, se você ainda fosse grego, poderia muito bem achar que estamos falando grego, misturando tanto assunto à sua complexa pergunta. Gaia talvez tivesse lhe indicado uma resposta melhor em sua consulta ao oráculo, através dos vapores inalados pela pítia. De todo modo, seria pertinente que qualquer resposta oferecida fosse inspecionada, uma vez que uma pergunta complexa pode surpreendê-lo a qualquer momento com uma resposta ainda mais complexa: um genuíno presente de grego. 
Uma nova espécie de mosca?

* Este texto é o terceiro de uma série sobre temas de lógica, publicados no IB, o síntese, informativo do centro acadêmico “V de Junho” do Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu. As primeiras notas podem ser lidas aqui e as segundas, aqui.

Sobre o autor:
Renato Soares Capellari é biólogo e aluno de doutoramento em entomologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Trabalha diretamente com taxonomia e tem interesse em responder que moscas de sua coleção são de uma mesma espécie. Lattes.

Possibilidades de leitura:
1 – Sobre Gaia: A vingança de Gaia (Intrinseca), de James Lovelock.
2 – Sobre Medeia: leia aqui o primeiro capítulo do livro de Peter Ward, The Medea hypothesis: is life on Earth ultimately self-destructive? (Princeton University Press).
3 – Sobre lógica: Lógica indutiva e probabilidade, de Newton da Costa (Hucitec); Introdução à lógica, de Irving Copi (Mestre Jou).



Legendas das figuras:
[1] "A sacerdotisa de Delfos", de John Collier.

[2] James Ephraim Lovelock (1919 – atual)

[3] "Medéia", de Paul Cézanne

[4] Gaia

[5] Uma nova espécie de mosca?
Fonte: o autor


5 comentários:

  1. Muito interessante o texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos o comentário e participe sempre! :)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Cara Rafaela, fazia tempo que não voltava ao seu blog para apresentar, sempre fatídicamente, minhas percepções sobre o texto de vossos colaboradores. Se me permitir faço algumas considerações a respeito de alguns pontos que me chamaram a atenção:

    Primeira consideração: o autor (na primeira frase do parágrafo 6) demonstra uma 'predileção' pela hipótese de Gaia, em detrimento da hipótese da Segunda Lei da Termodinâmica (Medéia). Predileções fazem mal ao conhecimento e em geral impugnam o valor do debate.

    A Hipótese de Gaia nega peremptoriamente a Segunda Lei da Termodinâmica (aumento da entropia), nega a hipótese da Evolução das Espécies (pois em algum momento não havia espécies), e ainda é menos que qualquer uma das grandes religiões no que tenta explicar.

    No que tange a impugnação de uma debate, há um livro sobre clima (já que o autor discute o tema), chamado Os Senhores do Clima, que toma a Teoria do Leverlock como uma paradigma para sua abordagem. Contudo o autor diz logo na primeira parte do primeiro capítulo que provavelmente a teoria de Loverlock esta incorreta - em função de impugnações já feitas por diversos outros autores. Mas como o autor afirma ter predileção por essa teoria, ele decide interpretar todos os dados sobre o clima (que ele seleciona como relevantes, em um universo obviamente muito maior) a luz desse mesmo paradigma (Hipótese de Loverlock). Enfim, o leitor passa toda leitura se perguntando se ele é mais idiota por ler, que o autor do mesmo por ter escrito aquilo. Opinião: sem dúvida o leitor, pois pagou pelo livro.

    Segunda consideração: discordo do autor quanto ao seu posicionamento afirmativo sobre a falácia das perguntas complexas. Por exemplo, quando você responde ao inquérito sobre as relações de parentesco entre duas espécies você está tomando como verdadeiro a maior parte do conhecimento que se consolidou como teoria evolutiva, pois obviamente, se não acreditasse em evolução não poderia responder a essa pergunta.

    Em outras palavras você respondeu positivamente a dois séculos de especulação sobre uma possível teoria de evolução das espécies ao responder uma pergunta cotiana a sua rotina de pesquisadora (ningém pode lhe considerar isenta da responsabilidade de ter respondido positivamente a pergunta: a teoria da evolução é a explicação para diversidade biológica? - a pergunta é complexa e a resposta assimila essa complexidade). Logo qualquer pergunta é eminentemente complexa, e é necessário que seja assim. A ciência é uma construção coletiva e quando você afirma fazer alguma contribuição para a mesma esta em fatos aceitando tudo que os outros fizeram até aquele momento. Coloca uma telha porque aceita que existem tijolos e esses estão colocados de forma correta.

    Creio que o debate já estaria por si impugnado nos termos que foram propostos, mas ainda gostaria de tecer um comentário sobre o carpe diem "romano". O carpe diem é um conceito derivado da filosofia de Epicuro, que mais se parece com uma religião embrionária (uma discussão do tema em: O Jardim das Aflições - Olavo de Carvalo - Editora É Realizações), e é claro que esse conceito faz parte da própria estrutura da modernidade.

    Pois se a modernidade ocidental já precindiu do cristianismo e já aceita o materialismo como filosofia única necessária para explicar a realidade e o epicurismo como a própria redenção da humanidade, qualquer coisa diferente de uma carpe diem é retardamento mental. Mesmo que o carpe diem de cada um de nós seja a inutilidade de descrever os pormenores dos processos genéticos que podem ter determinado a história da biodiversidade ou qualquer coisa parecida com isso.

    Contudo, se alguem diz que retidão moral e ética, e uma ontogenia espiritual associada a cada ser humano são fatores pertencentes a unidade da realiade - quero dizer a unidade objetiva da realidade, então ciência nunca poderia ser o que todos no blog disseram que é, pois estaria impugnando o materialismo científico e a própria validade do método.

    Ramon Galhardo D Lopes Carvalho
    ex-aluno da FFCLRP

    ResponderExcluir